quarta-feira, 20 de junho de 2012

Acabou a Primavera




Gosto da Primavera. É a minha estação preferida, a altura do ano em que me sinto mais feliz e cheia de vida. Gosto das cores fortes, dos cheiros, dos passarinhos a chilrear e da luz brilhante da Primavera. Gosto da Páscoa, do colorido das amêndoas e dos coelhinhos. Gosto de fazer anos em Março e de Lisboa em festa no mês de Junho. É a altura do ano em que mais me apetece andar na rua, passear ao sol, espreguiçar-me devagar e sonhar, porque tudo parece de novo possível, como se houvesse uma promessa de felicidade latente nos dias que se tornam mais longos e na luz do sol ainda não excessivo. São três ou quatro meses assim: invade-me aquela boa sensação em que parece que ganho mais vitalidade e uma alma nova, sinto uma tranquilidade inexistente no resto do ano, uma harmonia interior que me pacifica com o mundo e me faz querer apenas ir saboreando lentamente a dádiva maravilhosa que é a vida. 
Hoje é o dia mais longo do ano e amanhã começa o Verão. No Verão sobra calor e o mês de Agosto, então, é para mim verdadeiramente detestável: calor exagerado, corpos que na maior parte dos casos valia mais andarem tapados demasiado à mostra,  chinelos, pés horrorosos, grunhos de camisas de alças a transpirar, a obrigatoriedade de "ir de férias".
Mas, se Deus quiser, daqui a pouco menos de um ano, a Primavera volta outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário