sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Distância



O meu primeiro beijo, o meu primeiro pensamento, hoje,  é para ti!
Por todas as que vezes em que me fazes falta. Por todas as horas em que não te vejo e não sei o que é feito de ti. Por todos os instantes em que me apetecia agarrar-te e apertar-te contra o peito. Por esta saudade boa, que não dói e não pesa, que se deixa ir no vento, sem pressa nem amarras.
Aqui, agora, longe de ti no espaço e no tempo, vou cruzando mil pensamentos, sentimentos, emoções, memórias, alegrias e vontades, à procura das palavras certas. Mas sei que não é preciso. Sei que, no silêncio do teu coração, sabes ler as palavras que me faltam e entender perfeitamente o que nem chego a dizer-te. Porque os amigos sabem quem somos e do que somos capazes. Porque na amizade cabe tudo.  Porque só as amizades verdadeiras dão sentido à vida e nos ajudam a acreditar em tudo o que é bom. Porque estar distante é não ver, mas não é não sentir.
A distância é azul, da cor do mar e do céu, é azul como a saudade. A distância afasta e aproxima, é longe  e perto, não e sim.
Há dias em que a distância se faz ausência e esquecimento. Noutros, faz-se presença silenciosa, em imagens fragmentadas, em lembranças que surgem com uma paisagem, um cheiro, uma cor, uma palavra, ou uma canção. E depois, às vezes,  a distância também se atenua e se desfaz completamente, quando estás de novo aqui comigo, tão perto de mim, tão colado à minha cabeça e ao meu coração, nas palavras escritas com o som da tua voz, em conversas só nossas, nos nossos momentos mais perfeitos, em tantas noites passadas em claro ou em tardes de puro encantamento, ligados por um fio invisível, mergulhando no mar sem fundo e voando a grandes altitudes,  levados pelo vento, muito para lá do horizonte, sem destino certo,  por caminhos que nem precisamos de saber onde vão dar.
O tempo é um aliado bom. Dá-nos serenidade, dá-nos maturidade, ensina-nos a distinguir o que é mesmo importante do que não tem assim muito valor.  Mostra-nos quem são os nossos verdadeiros amigos. Os amigos são aqueles de quem nos lembramos. Aqueles com quem partilhamos momentos e canções. Os que são sempre capazes de nos surpreender. São eles que andam connosco para todo o lado, mesmo quando estão um pouco ausentes,  e nos fazem ter a certeza de poder contar com eles se precisamos de uma voz, de uma mão, de um ombro, de um corpo. E isso é tão tranquilizador!
Afinal, o mais importante é a verdade dos afectos e é nela que temos que acreditar. Não há nada que me ligue a ti, a não ser o coração. E o mais importante é o que se vive no coração. No coração, eu estou sempre contigo. Não importa a distância que nos separa, o que importa mesmo é o que o tempo não mata e a distância não destrói, o que vale verdadeiramente a pena  e torna a nossa vida mais bonita e ainda mais luminosa ...

Sem comentários:

Enviar um comentário