sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A moda do fashion's night out



Irritam-me aquelas coisas que ficam subitamente na moda e a que as pessoas aderem quase sem saber porquê, só porque sim, no melhor estilo "Maria vai com as outras."
Foi por isso que nunca li um livro de Dan Brown, que me recuso a ler José Rodrigues dos Santos (cruzes! com tanta coisa interessante para ler...), que apesar do ar chocado de quase todas as pessoas ainda não experimentei o sushi, nem faço férias na neve...
A última moda é a do Fashion's Night Out. A ideia até era engraçada à partida. Iniciativa da Vogue, o evento tem lugar em várias capitais internacionais que incluem Nova Iorque, Paris, Londres e Milão e pretende estimular o consumo, mantendo as lojas abertas até mais tarde, em clima de festa, acompanhado por música e celebrações várias.
Em Lisboa, a primeira edição foi em 2010 e pareceu-me uma iniciativa interessante e divertida. Mas entretanto virou moda. No pior sentido da palavra. Aquele que me faz fugir "a sete pés", pois  o que poderia ser uma noite animada e diferente, tem-se vindo a transformar, de ano para ano, numa insuportável enchente que torna as ruas do Chiado intransitáveis, com toneladas de lixo pelos cantos, com gente que aparentemente só vai à Baixa  naquele dia, nem que seja  para beber uns copos sem pagar nada. Torna-se pois impossível entrar onde quer que seja e, em determinadas zonas, entre atropelos e empurrões, chega mesmo a ser difícil conseguir  coisas tão simples como respirar. 
Ontem, foi a terceira edição. Mas, para mim, acredito que tenha sido a última. Para o ano duvido muito que volte.... 

Sem comentários:

Enviar um comentário