terça-feira, 4 de junho de 2013

Em modo zen


Provavelmente, não vou poder voltar a ter férias no mês de Junho. Daqui em diante, o mais certo é voltar à pausa entediante e obrigatória do mês de Agosto. E, apesar de nunca me preocupar excessivamente com o que virá depois, essa quase certeza faz-me querer agarrar com força este momento e vivê-lo o mais intensamente possível, aproveitando-o em cada bocadinho.
Agora, é tempo de parar as correrias e acalmar as ansiedades, longe dos deveres a cumprir e de todos os minutos contados. De viver no prazer de fazer tudo muito devagar. De me virar para dentro de mim e ficar em silêncio, a sós comigo, no mundo dos meus pensamentos e sensações.
Às vezes preciso destes parêntesis para me concentrar no que está cá mais no fundo, para evoluir e escolher o que quero fazer, num universo de possibilidades infinitas. É o tempo de balanços, de projectos e de prioridades, de traçar novos rumos e de tomar decisões, mas também de coisas  práticas e banais: de me deixar ficar no conforto e no aconchego da casa, de me dedicar a ela com  afinco, de limpá-la, arrumá-la e redecorá-la com o rigor e a minúcia de um grande "bate, escova, aspira" anual, dando uma atenção excessiva a cada pormenor; ou, simplesmente, de me deixar levar pela vontade mais imediata, de gozar a tranquilidade e a paz de vaguear ao sol pela cidade, de olhar o rio ou as estrelas, de ouvir o mar, de sentir o calor do sol no corpo molhado, de ter tempo para estar com quem eu gosto, dos abraços sem pressa, de me entregar a tudo com a emoção e o pasmo exaltado de quem se entrega a um novo amor. E afinal, há tantas coisas boas à minha volta...
Nos próximos vinte e sete dias é esta calma que me guia, no luxo imenso de ser dona do meu tempo. Depois, são mais dois meses  e, então, começa um novo ano e uma nova vida.

(Fotografia do blog Pé de Meia, de mfc)

3 comentários:

  1. Aproveita, Isabel, porque para o ano nada será como dantes, pode ter a certeza! Sei o que é só ter férias em Agosto.....foram muitos anos....

    Boas férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Virgínia!

      Eu sei bem que ara o ano nada vai ser igual. E também sei bem o que é só ter férias em Agosto...

      (Sou o número 51 da lista graduada do concurso. Vamos lá a ver o que isto vai dar... ;)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Sem querer estar a queixar-me, só ter férias no mês de Agosto com três filhos e um ex- que detestava praia é um bico de sete cabeças.....de vez em quando conseguíamos ir para a Luz, outras vezes iam os meus irmãos e passávamos as férias aqui no Porto - os miudos foram para campos de férias ou para cursos no estrangeiro, por vezes. Detestava o verão e ficava mais cansada do que quando tinha aulas...o que valia era o mês de Julho com menos trabalho. Essas é que eram as minhas férias....:)

    Uma pessoa sozinha até pode ter férias óptimas em Agosto!! Há sítios lindos e pouco frequentados.........

    ResponderEliminar