domingo, 3 de novembro de 2013

(In)sinceridade



Comecei a ler o novo livro de HSC. Chama-se Vida e Alma e diz-se Breviário de Sentimentos, designação que me agradou de imediato. Não sei se por isso, ou se por qualquer outra razão inconsciente, não comecei a lê-lo pelo princípio, mas fui-o folheando um pouco ao acaso, como costumo fazer com os livros de poesia. E encontrei isto:
A vida não se ganha com o medo, ganha-se com a coragem de ser quem realmente somos, ou com o esforço de nos transformarmos em quem gostaríamos de ser. Ou isto: Ninguém vive se não esperar por algo bom, que seja bem melhor do que o que já conhece, já possui ou já experimentou.
E pus-me a pensar em muita coisa. Com o tempo, tendemos a aceitar-nos melhor e assumir ser como somos, com tudo o que isso tem de bom e mau. E tornamo-nos também mais imunes às opiniões alheias. Ao melhor estilo Gabriela Cravo e Canela (Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim... ).
Eu, por exemplo, tenho a mania da sinceridade. Que pode ser uma qualidade ou um defeito, dependendo do ponto de vista. Costumo defender-me, dizendo que é bom ser sincero para as pessoas saberem sempre com o que contam. Mas, muitas vezes, muitas mesmo, o excesso de frontalidade também já se virou contra mim. Porque nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre o que se deve dizer e o que é preferível calar. E fala-se demais. E diz-se o que não era preciso dizer. E que às vezes até pode magoar os outros. São também famosas algumas das minhas inúmeras "gaffes". Enfim, gostava de conseguir ser  mais comedida.
E, no entanto, posso ficar verdadeiramente triste se percebo que as pessoas não são sinceras comigo. Mesmo sabendo e tentando aceitar que não somos todos iguais, há poucas coisas que podem decepcionar-me mais.
Mas como diz uma canção de Jorge Palma de quem me lembrei agora: Enquanto houver estrada pra andar/ a gente vai continuar. E, na verdade, a vida vai-se aprendendo a cada passo do caminho.


(Fotografia do blogue Pé-de-Meia, de mfc)

2 comentários:

  1. Tudo o que tem a assinatura de HSC é bom.
    Uma grande senhora que merece o meu elogio incondicional.

    Um beijinho para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo. É uma daquelas pessoas de quem é impossível não gostar. Porque alia como ninguém, sabedoria, serenidade, humor, "sagesse" e classe. E sorri com os olhos. É uma pessoa realmente especial e encantadora :)

      Obrigada. Outro para si António e as melhoras..

      Eliminar