quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Canções que nos embalam...


Ontem à noite, de novo, um daqueles concertos de que eu tanto gosto. Genuíno, intimista, sem grandes artifícios; apenas luz e som, três músicos, um piano, uma guitarra e um acordeão e, acima de tudo, muitas emoções de um lado e do outro do palco. Como se não houvesse separação, e estivéssemos todos juntos, na sala lá de casa.
Não tenho nenhum disco de Jorge Palma. E, no entanto, ao vivo, esta foi a quarta ou quinta vez que o vi. Foram todas diferentes e cada uma delas especial. Porque se trata de um artista maior, excelente músico e, acima de tudo, também, de certo modo, um poeta. A lembrar os velhos ícones da "Chanson Française" - Ferré, Brel e Brassens.
Jorge Palma é talvez, para mim, quem tem das melhores letras de canções da música portuguesa, juntamente com Carlos Tê e João Monge. Todos verdadeiros artífices das palavras, capazes de, com palavras simples, dizer coisas muito bonitas e, com elas, embalar-nos os sonhos. Um exemplo:

Não sei se era maior o desejo ou o espanto 
Mas sei que por instantes deixei de pensar 
Uma chama invisível incendiou-me o peito 
Qualquer coisa impossível fez-me acreditar 

Em silêncio trocámos segredos e abraços 
Inscrevemos no espaço um novo alfabeto (...)

Jorge Palma tem ainda a acrescentar a tudo isto uma peculiar irreverência e a sem-cerimónia de quem está ali tal e qual é, no despojamento de quem se entrega inteiro e (nos) desvenda a imensa paixão que a (sua) arte lhe suscita, o que chega a ser comovente, divertido, sério, intenso e arrebatador. Tudo ao mesmo tempo.
É difícil encontrar as palavras certas para dizer uma emoção, mas, ontem, durante duas horas, deixei-me embalar pela música de Jorge Palma, viajei com ela para a "Terra dos Sonhos", e regressei com a alma cheia, quase a transbordar.

4 comentários:

  1. O melhor que posso dizer de Jorge Palma é que sabe cantar.
    Dito isto, vou ouvir um dos seus trabalhos.

    Beijinho, Isabel. E, se me permite, oiça mais Jorge Palma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouço mais Jorge Palma como? Porquê? Eu ouço Jorge Palma. E gosto. Não tenho nenhum CD, mas ouço na internet, no telemóvel, etc. Mas também ouço outras coisas...

      Beijinho

      Eliminar
    2. "...também ouço outras coisas..."
      Claro, Isabel. O mundo da música não se confina ao Jorge.

      Eliminar
    3. ...e ainda bem! Seria demasiado limitado...

      Eliminar