sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mulheres (III)

Afeição



As mulheres têm medo umas das outras. Respeitam-se. Invejam-se. Enciu-mam-se. Gostem ou não gostem. O medo, o respeito, a inveja e o ciúme são independentes do afecto. (...) Há o mundo do que se faz e diz. E há o mundo do que se sente e acredita. Nós temos de escolher entre os dois, a cada momento. Elas não. Elas têm o triunfo e o castigo de terem tudo ao mesmo tempo. Incluindo nós.
(Miguel Esteves Cardoso)

A ideia de que as mulheres estão em constante competição é um "clássico", sobretudo entre os homens, que têm dificuldade em entender a imensa complexidade do universo feminino. Mas, nisto como no resto, são enganosas e redutoras todas as generalizações. Porque no fundo o  mais fascinante e sedutor é  o que em cada mulher a torna absolutamente diferente de todas as outras.
E há depois aquelas amizades da vida inteira, todas cumplicidade e afecto, e o prazer de rir juntas das mesmas coisas, nas horas passadas entre copos, compras e confidências. Tudo ao mesmo tempo, de preferência...

2 comentários:

  1. MEC é um eterno irónico e lá vai dizendo das suas com alguma piada.

    As mulheres são competitivas entre si? São. Se retirarmos as situações pouco ou nada relevantes, é bom que a competição exista.

    Beijinho

    ResponderEliminar