sábado, 10 de janeiro de 2015

Cuéntame cómo pasó

Eu, que não sou de ver filmes na televisão, nem sequer de acompanhar séries, há muito que não perco cada  nova temporada de Cuéntame cómo pasó, que se iniciou em 2001 e começou esta quinta-feira a sua décima sexta temporada.
Nela se retrata a vida de uma família espanhola de classe média, que vamos acompanhando ao longo dos anos, ao mesmo tempo que assistimos às mudanças políticas e sociais de Espanha, numa época fundamental da sua história (a série começa em 1968 e vai neste momento em 1983, no auge da movida madrileña e após o primeiro ano de governo socialista).
Mas, além de tudo isto, há que salientar a qualidade dos actores, com especial destaque para o par principal,  Imanol Arias e Ana Duato (Antonio e Mercedes) que com seriedade, humor, ou ironia, mas acima de tudo com um imenso talento nos fazem esquecer que apenas representam um papel e é como se os Alcántara fossem nossos conhecidos ou fizessem parte da família.
É talvez o que explica  que, apesar de reproduzida em Portugal, em Itália e no Equador, nunca tenha atingido nestes países o mesmo sucesso nem os níveis de audiência da versão original.
Para mim é ainda mais: é também uma maneira de manter o "meu" espanhol em dia e de me deliciar com as expressões típicas de cada personagem, que vão de "ay señor, senõr" da abuela ao "me cago en la leche" do Antonio.
Por isso, nas próximas vinte quintas-feiras, mais ou menos, há que ligar a TVE pelas nove; para ver ou para gravar, quinta é dia de Cuéntame. Além de um prazer, é já um hábito. E dos bons...

 

2 comentários:

  1. Isabel: Obrigada pela partilha. Acredito que deve ser muito interessante, e por isso vou fixar a nota, mas, vai ter que ser noutra altura. Também é raro ver Televisão. No entanto, pus na cabeça que devia acompanhar Downton Abbey, porque assisti a excertos de alguns episódios e apaixonei-me pela cenografia e figurinos. Posso dizer-lhe que, se a minha filha não estivesse ao meu lado para me explicar "quem era quem", nem tão cedo teria percebido a engrenagem, as relações, etc. A conclusão que tirei é que tudo tem que começar pelo principio… :)
    Beijinho e "nos vemos" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, cuéntame é de facto excepcional. Por isso, talvez, não fui capaz de acompanhar a versão portuguesa, com alguns bons actores, mas muitos furos abaixo.
      E tenho aprendido imenso, ao mesmo tempo que me divirto. Raramente a vejo no dia, mas deixo a gravar, sempre.
      Dê uma espreitadela, que vai ver que vale a pena :)

      Nos vemos, por supuesto :)
      Beijinho

      Eliminar